sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou a tarifa de importação de pneus para transporte de cargas. A medida entrou em vigor nessa semana, e faz com que tais itens entrem no Brasil sem a necessidade de efetuar o pagamento do Imposto de Importação. Segundo a Camex, o objetivo é diminuir os custos operacionais que recaem sobre o transporte rodoviário de cargas do país.
O Ministério da Economia se pronunciou sobre a iniciativa, por meio de nota, afirmando que atendeu ao pedido do Ministério da Infraestrutura. Por sua vez, a Camex informou que o projeto foi idealizado após ouvir empresas do setor, que revelaram que os preços praticados no mercado nacional para os pneus de carga estão cada vez mais caros devido à alta do dólar, bem como ao aumento da demanda e crescimento do valor das commodities.
A ausência de tarifa para a importação destes pneus começou a valer a partir da resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (21). Somente no ano de 2020 foram importados, pelo Brasil, 1,28 milhão de pneus novos de borracha para caminhões, o que representou um montante gasto de US$ 141,8 milhões.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10