segunda-feira, 31 de março de 2025
Reprodução / X
A criação de imagens no estilo Studio Ghibli — famoso pelas animações com traços delicados e atmosfera encantadora — virou febre nas redes sociais com a nova atualização do ChatGPT. A função passou a ser nativa na plataforma com o modelo GPT-4o, dispensando o uso exclusivo do DALL-E para gerar imagens.
Apesar de ter sido liberado para todos os usuários no dia 25 de março, tanto nos planos gratuitos quanto pagos, a demanda surpreendente fez com que o recurso ficasse temporariamente restrito. No momento da publicação, apenas assinantes pagos conseguem usar a função, e ainda assim com um limite de uso.
Sam Altman, CEO da OpenAI, comentou no X (antigo Twitter) que “as GPUs estão derretendo” diante da popularidade da ferramenta. Ele afirmou que a empresa está aplicando limites temporários para manter o serviço funcionando, enquanto buscam soluções para torná-lo mais eficiente.
Já os usuários do plano gratuito foram ainda mais afetados: desde o dia 26 de março, não têm acesso à criação de imagens. Altman explicou que o lançamento para essa modalidade será adiado e, quando retornar, terá um limite de três imagens por dia.
Quer tentar o estilo Ghibli em outras IAs?
Basta usar plataformas como o próprio ChatGPT (quando disponível), o Gemini ou o Grok, com descrições detalhadas. Um exemplo de comando seria: “Crie uma imagem de uma menina com cabelos soltos no estilo do Estúdio Ghibli. Ela precisa estar sentada em uma sala de escola, usando uniforme e estudando.” Também é possível enviar uma imagem para ser transformada.
Criado em 15 de junho de 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, o Ghibli é um estúdio de animação japonês. É conhecido especialmente por ter traço leve, cores suaves e tons pastéis, além de colocar os personagens em cenários mágicos e detalhados e com bastante referências de natureza. Alguns dos filmes mais famosos são: A Viagem de Chihiro (2001), Princesa Mononoke (1997) e Meu Vizinho Totoro (1988).
Com informações de TechTudo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.