terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

IBGE reduz em 0,4% previsão de safra de grãos para 2018

POR Jornal Somos | 12/09/2018
IBGE reduz em 0,4% previsão de safra de grãos para 2018
O

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou em 225,8 milhões de toneladas a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano no país.

 

A previsão do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto é 0,4% inferior ao cálculo feito pela edição de julho da pesquisa.

 

Caso a previsão se confirme, de acordo com a EBC, a safra será 6,2% inferior (cerca de 14,8 milhões) ao total de 2017, de acordo com o IBGE.

 

A queda da previsão de julho para agosto foi provocada principalmente pela redução da estimativa acerca da safra do milho neste ano. De um mês para o outro, o IBGE reduziu sua previsão em 2,3%. A soja teve uma ligeira alta (0,3%) e o arroz cresceu 2,2%.

 

Entre os outros grãos que respondem a mais de 1% da safra total, também tem previsão de queda de julho para agosto o feijão (-0,7%). Por outro lado, houve melhoras nas estimativas para o trigo (8,2%) e algodão (0,1%).

 

De acordo com o levantamento de agosto, deverão ter alta em relação a 2017 as safras de soja (1,6%), trigo (38,6%) e algodão (24,7%). São esperadas quedas para o milho (-18,6%), arroz (-5,3%) e feijão (-1,3%).

 

Estevão Rodrigues, agrônomo e professor de Entomologia do curso de Agronomia da Faculdade Objetivo esclareceu a causa desses dados ao Jornal Somos.

 

“Essa queda está diretamente relacionada com o clima. O início da safra 17/18 de soja em algumas regiões como a nossa aqui (centro oeste) ocorreu de forma mais tardia quando comparada com a safra anterior 16/17. O que mais contribuiu foi a falta de chuvas no início de outubro. Sendo assim, estendeu o plantio de soja até o mês de novembro. E devido a isso em algumas regiões comprometeu o plantio da segunda safra (safrinha). De modo geral, mesmo em áreas em que o produtor ainda conseguiu plantar a safrinha, a produtividade não foi igual à do ano de 2017. Devido às condições climáticas (chuva). E se formos analisar os valores de produtividade da safra 2018 com o cultivo de soja teve um aumento comparado com a safra anterior 2017. Entre os cereais, o que teve maiores reduções foi o milho. Consequência do que havia comentado anteriormente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: