sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada dez anos, o Censo da população brasileiro exige um planejamento minucioso, já que a operação de campo é bastante complexa. No próximo ano, o trabalho irá mobilizar 180 mil recenseadores, 25 mil supervisores e outros 10 mil agentes. É estimado que o Brasil tenha cerca de 212 milhões de habitantes residindo em 71 milhões de domicílios.
Esses dados recolhidos pelo IBGE servem para subsidiar a implementação e o apuramento de políticas públicas.
"O Censo também serve para calibrar o cálculo da participação dos estados e dos municípios nas repartições financeiras do Fundo de Participação dos Municípios. Então, além de todas as suas funções de contagem, ele tem essa implicação importante na política pública brasileira", explica o diretor de pesquisas, Eduardo Rios Neto, que é também professor titular aposentado em demografia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10