sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

IBGE abre concurso hoje com 204 mil vagas para o Censo 2021

POR | 18/02/2021
IBGE abre concurso hoje com 204 mil vagas para o Censo 2021

Divulgação

O

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou hoje, quinta-feira (18/02), no Diário Oficial da União, o edital de seu novo concurso IBGE 2021. Ao todo, são mais de 207 mil vagas temporárias.

 

"O IBGE divulga nesta quinta-feira, 18, às 9h, os processos seletivos simplificados para o Censo Demográfico 2021. Serão oferecidas vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários para quase todos os municípios do país", diz em nota o Instituto.

 

 

Este será o primeiro edital a ser publicado pelo IBGE. Neste primeiro momento, estão previstas 204.307 vagas temporárias, em 5.297 municípios do país. Confira na tabela abaixo como estão divididas as vagas:

 

 

As inscrições para ACM e ACS começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.

 

 

Esta seleção seguirá os moldes do processo seletivo de 2020, que foi suspenso devido à pandemia de Covid-19. Na época, foram oferecidos os mesmos cargos. Desta forma, a previsão é que o contrato dos agentes tenha duração de cinco meses, enquanto o recenseador deverá trabalhar, inicialmente, por três meses. Em ambos os casos, a duração dos contratos poderá ser prorrogada com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

 

 

Recenseador terá simulador para estimar remuneração

 

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

 

 

No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

 

 

Processos seletivos

 

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O cronograma detalhado de ambos os processos seletivos está disponível nos editais.

 

 

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está disponível no edital.

 

 

Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo também está no edital.

 

 

As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe. O resultado final está previsto para 27 de maio.

 

 

(Fonte: Agência de Notícias do IBGE)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: