quarta-feira, 16 de julho de 2025
Foto: Freepik
Onze recém-nascidos receberam, por engano, doses de antídoto para veneno de cobra no lugar da vacina contra hepatite B no Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, no interior de Santa Catarina. Apesar da gravidade do erro, os bebês não apresentaram reações adversas e permanecem estáveis, sob acompanhamento médico.
Segundo informações divulgadas pelo hospital ao portal g1, a dose aplicada foi de 0,5 mililitro — quantidade considerada pequena e sem risco de provocar reações graves ou moderadas. O caso está sendo apurado por meio de uma sindicância interna.
A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, declarou que pretende contratar uma auditoria independente para investigar detalhadamente o ocorrido. “O Hospital Santa Cruz não é da prefeitura, mas o canoinhense sim, é minha responsabilidade. E nós vamos começar cuidando dos bebês, mas essa auditoria vai analisar cada atendimento prestado pelo hospital”, afirmou.
Apesar da tranquilidade no estado de saúde dos bebês, o episódio levanta questionamentos sobre os protocolos de segurança e conferência de medicamentos em unidades hospitalares. As famílias das crianças também estão sendo acompanhadas de perto pelas equipes de saúde.
*Com informações Correio Braziliense
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.