terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Horário de votação é ampliado em uma hora pelo TSE

POR Ana Carolina Morais | 28/08/2020
Horário de votação é ampliado em uma hora pelo TSE

RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de seu presidente, o ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora devido à pandemia de Covid-19. Sendo assim, o horário será de 7h às 17h, no primeiro turno, dia 15 de novembro.

 

 

O horário também será o praticado onde for necessária a realização de segundo turno, que está marcado para 29 de novembro. Além disso, outra modificação foi realizada: o horário de votação de 7h às 10h será preferencial para as pessoas acima de 60 anos de idade, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus.

 

 

O intuito dessa mudança, segundo o TSE, é garantir mais tempo para que os eleitores votem com segurança, além de tentar reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (27) por Barroso.

 

 

A definição do horário ocorreu após análise de estatísticos do tribunal e após a avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo. Além disso, uma consultoria sanitária da Fiocruz, em conjunto com o Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, também foi recebida pelo TSE.

 

 

Segundo Barroso, a antecipação do horário para às 7h e não sua extensão para às 18h foi em atendimento aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Após ouvirmos os presidentes de tribunais regionais eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência”, informou o ministro.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: