quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um estudo apontado pela EBC afirma que esse ano foram pagas 148.164 indenizações por acidente de trânsito no Brasil. Desse total, 111.123 das vítimas foram homens, conforme levantamento da Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
De acordo com os números do Seguro DPVAT, 75% das indenizações pagas por acidentes de trânsito vão para vítimas do sexo masculino.No ano passado, foram cerca de 384 mil indenizações pagas pelo DPVAT, das quais a maior parte foi para homens na faixa etária de 18 a 34 anos. Em 2017, 42% das indenizações foram para motoristas homens, contra 7% para mulheres.
O que é o DPVAT?
O seguro atende a quem foi vítima de um acidente e teve sequelas. Ele se dá de três formas: a invalidez, morte ou DM, que são as despesas médicas da vítima. Ao sofrer um acidente, a pessoa pode solicitar o seguro, mas, só será atendido aqueles que possuírem sequelas e comprovarem os fatos.
Para Hugo Deleon, em Rio Verde, o número é ainda maior.
“Aqui na cidade, na maioria dos casos que temos, até uns 85% podemos afirmar que são de homens. Mais homens estão dirigindo, e acabam sendo mais imprudentes. De todos os casos que temos, posso te afirmar, com certeza, que 99% a vítima, que acaba necessitando do DPVAT está correta e quase sempre esses acidentes são no perímetro urbano”.
O estudo também destacou a necessidade de campanhas de conscientização voltadas para os homens e investimentos em sinalização de trânsito e fiscalização.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.