sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho no Brasil. Esta data é uma homenagem àqueles que se dedicam às palavras escritas. A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.
Então, fizemos uma seleção dos cinco melhores escritores e das suas melhores obras para você comemorar muito bem esse dia!
Conhecido por Vidas Secas, o grande trunfo do escritor alagoano foi conseguir retratar a realidade de uma forma palpável, aguda e triste, porém arrebatadora. Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, e político brasileiro do século XX. Suas obras mais conhecidas são São Bernardo, Angústia e A Terra dos Meninos Pelados.
Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra aborda temas psicológicos e sociais, além de relatos do cotidiano. Não poderia deixar de fazer parte do nosso TOP 5.
Das inúmeras obras maravilhosas, podemos destacar Perto do coração selvagem , A hora da Estrela e Felicidade Clandestina.
Particularmente, Drummond não poderia estar fora dessa lista. Ele foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Sua morte ocorreu por infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. Não dá para escolher uma obra só de Drummond, mas, entre as principais estão Alguma Poesia, José , História de Dois Amores, Auto-retrato e Outras Crônicas e O Avesso das Coisas.
Machado de Assis deveria estar nessa lista porque, pra um bom estudante, você possivelmente teve que ler Machado na escola, e, assim como nós, gostou. É impossível negar a qualidade literária dos textos de Machado (e não é a toa que ele é considerado por muitos o maior escritor nacional). Quem nunca duvidou se Capitu traiu ou não Bentinho?
Os livros recomendados são Dom Casmurro, O Alienista e Helena.
1. Ariano Suassuna
Ariano Suassuna foi escritor e dramaturgo brasileiro, autor do Auto da Compadecida, considerada sua obra prima que foi adaptada para o cinema e televisão. Além de escritor renomado e um dos maiores do Brasil, Ariano foi professor e idealizador do Movimento Armorial que valorizou as artes populares. Suassuna também ocupou a cadeira nº 32 na Academia Brasileira de Letras. Nacionalista, escritor, narrador e contador das suas histórias, Ariano buscava representar em suas obras o amor ao país e ao povo, além de mostrar a realidade de uma maneira mais branda. A maior parte de sua obra está relacionada com os elementos nordestinos.
Os seus destaques são Os Homens de Barro e A Pena e a Lei.
“O sonho é que leva a gente para frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.” (Suassuna)
E aí, gostou da nossa lista? Qual autor faltou para você? Conta para a gente!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10