sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Hoje é o dia do escritor!

POR Jornal Somos | 25/07/2018
Hoje é o dia do escritor!

Redação Jornal Somos

O

O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho no Brasil. Esta data é uma homenagem àqueles que se dedicam às palavras escritas. A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.

Então, fizemos uma seleção dos cinco melhores escritores e das suas melhores obras para você comemorar muito bem esse dia!

 

  1. Graciliano Ramos

Conhecido por Vidas Secas, o grande trunfo do escritor alagoano foi conseguir retratar a realidade de uma forma palpável, aguda e triste, porém arrebatadora. Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, e político brasileiro do século XX. Suas obras mais conhecidas são São Bernardo, Angústia e A Terra dos Meninos Pelados.

 

  1. Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, autora de romances, contos e ensaios, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra aborda temas psicológicos e sociais, além de relatos do cotidiano. Não poderia deixar de fazer parte do nosso TOP 5.

Das inúmeras obras maravilhosas, podemos destacar Perto do coração selvagem , A hora da Estrela e Felicidade Clandestina.

 

  1. Carlos Drummond de Andrade

Particularmente, Drummond não poderia estar fora dessa lista. Ele foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas. Sua morte ocorreu por infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. Não dá para escolher uma obra só de Drummond, mas, entre as principais estão Alguma Poesia, José , História de Dois Amores, Auto-retrato e Outras Crônicas  e  O Avesso das Coisas.

 

  1. Machado de Assis

Machado de Assis deveria estar nessa lista porque, pra um bom estudante, você possivelmente teve que ler Machado na escola, e, assim como nós, gostou. É impossível negar a qualidade literária dos textos de Machado (e não é a toa que ele é considerado por muitos o maior escritor nacional). Quem nunca duvidou se Capitu traiu ou não Bentinho?

Os livros recomendados são Dom Casmurro, O Alienista e Helena.

 

  1. Ariano Suassuna

Ariano Suassuna foi escritor e dramaturgo brasileiro, autor do Auto da Compadecida, considerada sua obra prima que foi adaptada para o cinema e televisão. Além de escritor renomado e um dos maiores do Brasil, Ariano foi professor e idealizador do Movimento Armorial que valorizou as artes populares. Suassuna também ocupou a cadeira nº 32 na Academia Brasileira de Letras. Nacionalista, escritor, narrador e contador das suas histórias, Ariano buscava representar em suas obras o amor ao país e ao povo, além de mostrar a realidade de uma maneira mais branda. A maior parte de sua obra está relacionada com os elementos nordestinos.

Os seus destaques são Os Homens de Barro e A Pena e a Lei.

 

 

“O sonho é que leva a gente para frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.” (Suassuna)

E aí, gostou da nossa lista? Qual autor faltou para você? Conta para a gente!

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: