sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Hoje é Dia da Saudade: qual música você ouviria para matar uma saudade?

POR | 30/01/2021
Hoje é Dia da Saudade: qual música você ouviria para matar uma saudade?

Ilustração/Desvendando Sonhos

&

 

Hoje, dia 30 de janeiro é considerado no Brasil o Dia da Saudade. E claro, não podemos deixar falar um pouco desse termo que está tão preciso em nossas falas.

 

 

Conforme o Dicionário Aurélio: a saudade é Substantivo feminino: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.

 

 

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo vem do latim “solitatem”, cujo significado é solidão. Existem alguns mitos e curiosidades sobre a palavra saudade, que muitos acreditam ser exclusividade da língua portuguesa, mas não é bem assim. Até seria interessante se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão bonito e expressivo, mas a verdade é que ele existe em outros idiomas, embora tenha sido considerado por uma empresa britânica, que ouviu diversos tradutores, a sétima palavra mais difícil de se traduzir. Isso acontece porque muitas palavras, de acordo com o país, cultura e outros fatores, adquirem diferentes significados. Para comprovar isso, a palavra saudade recebe um termo exato em polonês: tesknota. Ela também consta no léxico alemão, sehnsucht, e apresenta praticamente o mesmo valor da nossa saudade. (Fonte: Brasil Escola)

 

 

 

 

Quem nunca ouviu música e voltou a outra época? Lembrou com nostalgia de outros momentos? O sentimento tem tanta importância que muitas entidades e instituições fazem atividades especiais para este dia. Inclusive o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou o seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para realizar um estudo e identificar as canções que exaltam a saudade.

 

 

Das mais de 14 milhões de obras musicais que constam nos arquivos do Ecad atualmente, foram encontradas 15.006 músicas que trazem a palavra “saudade” no título.

 

 

Entre as cinco músicas mais gravadas que levam a palavra “saudade” no título, “Chega de saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, está em primeiro lugar, seguida por “Saudade de minha terra” (Goiá/Belmonte), “Ainda ontem chorei de saudade” (Moacyr Franco), “Saudades de matão” (Raul Torres/Antenógenes Silva/Jorge Galati) e “Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi).

 

 

O levantamento também apontou as cinco músicas mais tocadas nos principais segmentos de execução pública nos últimos cinco anos com a palavra “saudade” no título. Na liderança, “Ressaca de saudade”, dos autores Jonas Alves, Ítalo Poeta e Caninana. Logo em seguida, estão “Louca de saudade” (Adrianno/Mauricio Mello), “Saudade de minha terra” (Goiá/Belmonte), “Saudade do caramba” (Rodrigo Reys/Rodrigo Oliveira/Bruno Cesar) e “Saudade nível hard” (Lara Menezes/Victor Hugo/Philipe Pancadinha/Dayane Camargo).

 

 

 Veja a seguir os ranking completos publicados pelo Ecad.

 

 

Ranking de músicas mais gravadas com a palavra “saudade” no título

 

 

Ranking das músicas com a palavra 'saudade' no título mais tocadas nos principais segmentos de execução pública nos últimos cinco anos

 

 

Fonte: Ecad

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: