sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

POR Jornal Somos | 27/07/2018
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Word Press

H

Hoje (27/07), é comemorado o Dia Nacional de Prevençã de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


Dentre as atuações dos profissionais de segurança, estão a inspeção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), como cintos de segurança, plug de ouvido, capacetes, luvas, sapatos adequados, etc.


Em algumas empresas de Rio Verde, principalmente as indústrias, a supervisão é rígida e deve ser levada a sério pelos trabalhadores, pois são as vidas deles mesmos que estão em jogo.


Quem entende do assunto


A engenheira ambiental Ligia Vanin tem especialização em engenharia de segurança do trabalho e atua na áre. ela contou ao Jornal Somos alguns dos principais pontos da profissão.

" Os maiores desafios são relacionados à atuação direta com pessoas. Para conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes de trabalho, é necessário ter domínio do assunto e persuasão para transmitir a mensagem que queremos passar.''


O trabalho de um engenheiro da segurança do trabalho tem essa missão em conseguir fazer com que os trabalhadores colaborem com o uso correto de equipamentos de segurança, '' a engenharia de segurança tem como importante ferramenta atuar na gestão de segurança e saúde acupacional visando a prevenção de acidentes de trabalho e, com isso, proporcionando ao colaborador uma melhor qualidade de vida e ambientes de trabalho'', acrescentou ela.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: