sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/Senado Federal
O Governo Federal quer ampliar o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06), pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Segundo ela, apenas 17% das escolas do país aplicam a lei.“Apagar essa parte da história é muito cruel com o povo negro”, disse Anielle no programa Bom dia, ministra, exibido pelo Canal Gov.
Na oportunidade a ministra também comentou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, desafios para a valorização da herança africana no Brasil. “O tema dá uma visibilidade às nossas pautas, à luta do ministério, luta do povo negro, dos movimentos negros também”, disse.
Nesse sentido, o governo lançou o programa Caminhos Amefricanos, uma ação de intercâmbio entre países latino-americanos e africanos para estudantes de licenciatura e docentes. No próximo dia 21, ocorre a formatura da primeira turma de 150 docentes que participaram do programa.
O objetivo, segundo Anielle, é que os professores se apropriem da história e da cultura dos países latino-americanos e africanos e retornem à sala de aula com bagagem para aplicação desses estudos.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10