sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/Detran Bahia
A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor uma reformulação na legislação de trânsito brasileira, com a implementação da Lei, que trará alterações para os motoristas de carros.
A mudança mais notável será a de uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltada para motoristas de veículos automáticos. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também estabeleceu novas diretrizes no Código de Trânsito Brasileiro, relacionadas aos prazos de validade da habilitação e outras modificações.
A reforma cria duas subcategorias: B1, para motoristas que dirigem apenas veículos com câmbio automático, e B2, para motoristas que podem dirigir tanto veículos automáticos quanto manuais. Quem já possui a categoria B não precisará fazer alterações em sua habilitação, que continuará válida.
Ela também estabelece a obrigatoriedade de cursos especializados para motoristas que desejam conduzir veículos de transporte de carga ou passageiros. Esses cursos incluirão conteúdo teórico e prático, abordando temas como segurança no transporte e técnicas de direção específicas para cada categoria. A validade deles será de cinco anos, após os quais os motoristas precisarão realizar um curso de reciclagem.
Outra mudança importante é a validade da própria CNH. Antes, a validade era de cinco anos para condutores com menos de 65 anos e três anos para quem tinha mais de 65 anos. Com a nova lei, a carteira será válida por 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco anos para motoristas entre 50 e 70 anos, e três anos para motoristas com mais de 70 anos.
Com informações Correio Brasiliense
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10