sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Governo pretende fundir municípios com menos de 5.000 habitantes

POR Jornal Somos | 05/11/2019
Governo pretende fundir municípios com menos de 5.000 habitantes

internet

O

O governo Jair Bolsonaro (PSL), propõe fundir municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% e restringir a criação de novas prefeituras. A proposta do governo consta na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do Pacto Federativo, que foi entregue ao Congresso Nacional nesta terça-feira (05).

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “quem deve decidir o tamanho mínimo dos municípios é o Congresso”. Para o Guedes a proliferação de municípios criou desequilíbrios. O projeto sugere que os municípios sejam incorporados por municípios vizinhos.

 

De acordo com estimativas divulgadas pelo IBGE em julho deste ano, 1.253 municípios no Brasil tem menos de 5 mil habitantes. No entanto o IBGE também alerta que as estimativas podem conter algum nível de imprecisão porque não foi realizada a Contagem Populacional que estava programada para 2015.

 

Saiba mais sobre as outras PECs entregues hoje (05), clicando aqui.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: