sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O governo Jair Bolsonaro (PSL), propõe fundir municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% e restringir a criação de novas prefeituras. A proposta do governo consta na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do Pacto Federativo, que foi entregue ao Congresso Nacional nesta terça-feira (05).
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “quem deve decidir o tamanho mínimo dos municípios é o Congresso”. Para o Guedes a proliferação de municípios criou desequilíbrios. O projeto sugere que os municípios sejam incorporados por municípios vizinhos.
De acordo com estimativas divulgadas pelo IBGE em julho deste ano, 1.253 municípios no Brasil tem menos de 5 mil habitantes. No entanto o IBGE também alerta que as estimativas podem conter algum nível de imprecisão porque não foi realizada a Contagem Populacional que estava programada para 2015.
Saiba mais sobre as outras PECs entregues hoje (05), clicando aqui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10