quarta-feira, 11 de novembro de 2026
Redação Jornal Somos
Foi publicado hoje, quinta feira (31/12), no "Diário Oficial da União" a medida provisória (MP) que define o salário mínimo de R$ 1.100 em 2021. O valor já era conhecido pela população brasileira, já que no dia anterior, quarta (30), o presidente Jair Bolsonaro anunciou o mesmo. O valor atual do salário mínimo é de R$ 1.045, e o novo valor vale a partir de 1º janeiro de 2021.
Na proposta, o governo revisou de R$ 1.067 para R$ 1.088 em razão do crescimento da inflação nos últimos meses. O crescimento da inflação fez a área econômica do governo aumentar a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), base para a correção anual do salário mínimo. De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 49 milhões de trabalhadores no Brasil. Em entrevista, secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, disse que o reajuste do salário mínimo está em linha com o que foi feito em 2019. Para o reajuste, o governo usou uma previsão de alta de 5,22% para o INPC. Segundo Guaranys, esse valor leva em consideração o valor fechado do índice até novembro e a última estimativa do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (28). Com isso, será mais um ano sem alta real no salário mínimo.
A explicação deste controle também está em que ao conceder um reajuste maior para o salário mínimo, o governo federal também gasta mais. Isso porque os benefícios previdenciários não podem ser menores que o valor do mínimo. De acordo com o secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, a cada R$ 1 de aumento do salário mínimo, cria-se a despesa em 2021 de aproximadamente R$ 351,1 milhões. Segundo o secretário de Política Econômica, Adolfo Sashcida, a revisão no salário mínimo com relação aos R$ 1.088 previstos na LDO de 2021 levará a uma despesa extra de cerca de R$ 4 bilhões no próximo ano. Ainda segundo ele, esse valor está dentro do espaço do teto de gastos e não causa preocupação. “Esmos bem embasados nisso, no respeito ao teto. Todas as regras fiscais serão respeitadas”, disse.
Medidas provisórias entram em vigor assim que publicadas no "Diário Oficial da União". Precisam, contudo, de aprovação do Congresso Nacional para se tornar leis em definitivo. O salário mínimo de R$ 1.100 está acima dos R$ 1.088 previstos pelo governo na proposta de alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada em 15 de dezembro ao Congresso Nacional. Desta forma ele começa a valer a partir de amanhã dia 1º, mas depende da aprovação parlamentar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
11/11/2026
Super El Niño: só 284 dos 5.571 municípios brasileiros têm planos de contingência, aponta novo monitor
Levantamento do novo sistema MARE mostra que apenas 284 dos 5.571 municípios brasileiros têm planos de contingência disponíveis publicamente, enquanto 1.093 cidades já decretaram emergência ou calamidade em meio à previsão de um Super El Niño.
11/11/2026
Redução da maioridade penal para 14 anos permanece improvável no Congresso
Em 11 de novembro de 2026, a Câmara dos Deputados avaliou que a proposta de baixar a maioridade penal de 18 para 14 anos tem pouca chance de avançar, concentrando esforços em alternativas mais viáveis.
11/11/2026
Owozy chega ao Brasil com preço de R$?349 e pode ficar 42 dias fora da geladeira
Nova caneta de semaglutida, Owozy, entra no mercado brasileiro em 9 de maio, custando R$ 349, sem necessidade de refrigeração por até 42 dias e indicada para diabetes tipo 2.
11/11/2026
Alcolumbre prorroga por 60 dias a MP que proíbe as bets
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, estendeu por mais 60 dias a validade da Medida Provisória que proíbe as bets no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro.