quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Governo negocia com caminhoneiros e evita nova paralisação

POR Jornal Somos | 23/04/2019
Governo negocia com caminhoneiros e evita nova paralisação

Ministério da Infraestrutura

A

Após quatro horas de reunião, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, conseguiu fechar um acordo com os dirigentes das onze principais centrais sindicais de caminhoneiros autônomos. Devido ao último reajuste do diesel nas refinarias, os caminhoneiros defendiam uma paralisação na próxima segunda feira (29). Com a negociação, a greve foi suspensa.

 

O governo federal se comprometeu a implementar a política de frete mínimo e a partir desta terça feira (23), os caminhoneiros terão poder de denunciar ao ministério, sem risco de penalidades, as empresas que descumprirem a política do preço mínimo.

 

Atualmente, quando reportam infrações à ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres), os caminhoneiros também são multados. O valor é de R$ 550. Com o acordo fechado nessa segunda feira (22), eles estarão livres dessa taxa.

 

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Transportes Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, durante o encontro o ministro gravou um vídeo que foi disparado pelas redes de WhatsApp dos representantes sindicais. Na gravação, o ministro se compromete a cumprir o acordo.

 

Logo em seguida, o vídeo foi encaminhado a mais caminhoneiros, desmobilizando a paralisação.

 

De acordo com Bueno, a trégua deve durar dois meses, prazo para que o governo coloque em prática a nova política de frete mínimo, que terá novos padrões de cálculo. O novo critério está sob consulta pública. Ele acredita que o preço pode sofrer uma alta de 10 a 17%, mas afirma que os cálculos ainda serão feitos.

 

Bueno disse que esta negociação se aplica a caminhoneiros autônomos. Também garantiu que se o governo não cumprir sua parte em dois meses, será aberta uma nova negociação sob uma pressão ainda mais de uma possível greve.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: