sexta-feira, 29 de março de 2024

Governo federal propõe que estados sejam ressarcidos se ICMS de combustíveis forem zerados

POR Ana Carolina Morais | 07/06/2022
Governo federal propõe que estados sejam ressarcidos se ICMS de combustíveis forem zerados

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O

O presidente Jair Bolsonaro (PL) propôs, nesta segunda-feira (6), que os estados sejam ressarcidos caso o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre os combustíveis seja zerado, como forma de compensar a perda na arrecadação que será sofrida pelos entes federativos. A ideia foi formalizada como uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) anunciada pelo governo federal.

 

 

No geral, o acordo prevê que o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha seja zerado, que o ICMS sobre a gasolina e o etanol sejam reduzidos, enquanto os impostos federais destes combustíveis sejam zerados, e que os estados e o Distrito Federal sejam compensados por uma parcela da arrecadação que será perdida.

 

 

Durante o pronunciamento da proposta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou que o acordo terá valor e prazo definidos, que deverão vigorar até 31 de dezembro deste ano, limitando o ressarcimento aos estados em uma quantia a ser fixada entre R$ 25 bilhões e R$ 50 bilhões.

 

 

“É muito importante entender que continua de pé o compromisso de responsabilidade fiscal e mais: tem tempo definido, até 31 de dezembro, e valor definido. Vai ficar bastante claro brevemente que esse valor dentro do compromisso da responsabilidade fiscal, que é inteiramente subscrito pelo presidente da Câmara e pelo presidente do Senado, ambos mantiveram esse compromisso durante todo o combate à pandemia”, informou Guedes.

 

 

Atualmente, o projeto de lei complementar que está tramitando no Congresso Nacional prevê somente uma parcela dessas regras. O texto já foi aprovado pela Câmara e está agora sob análise do Senado. Apesar disso, o governo ainda precisa encaminhar ao Congresso um projeto que trate da compensação aos estados pela perda de arrecadação.

 

 

(Com informações da CNN Brasil e do g1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: