sexta-feira, 13 de novembro de 2026
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo federal elevou para R$ 1.631 a previsão do salário mínimo de 2026, conforme o Projeto da Lei Orçamentária enviado ao Congresso na noite desta sexta-feira (29). O valor representa um aumento nominal de 7,28% em relação ao salário mínimo atual, que é de R$ 1.518.
O montante ainda pode ser maior, já que o cálculo considera a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) até novembro. Caso o índice supere as expectativas, o piso nacional será ajustado para cima.
A política de valorização real do salário mínimo foi retomada por meio de lei sancionada no fim de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantindo reposição da inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB de dois anos antes.
*Com informações EBC
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
12/11/2026
Novo diploma: por que cada vez mais profissionais voltam à faculdade
Cada vez mais profissionais buscam uma segunda graduação para mudar de área ou complementar a formação anterior. Especialistas atribuem o movimento à reconexão com antigos interesses e à maior facilidade de ingresso para quem já é diplomado.
12/11/2026
Câmara aprova projeto que torna hediondos maus-tratos a cães e gatos com morte
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11/11/2026) projeto que classifica como crime hediondo os maus-tratos qualificados contra cães e gatos que resultem na morte do animal. A proposta segue agora para análise do Senado.