sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Governo Federal entrega ao STF plano de imunização contra a Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 13/12/2020
Governo Federal entrega ao STF plano de imunização contra a Covid-19

Reprodução / Governo Rio Grande do Sul

O

O governo federal entregou, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de imunização contra a Covid-19, na sexta-feira (11). A informação só foi divulgada neste sábado (12). Segundo o documento, serão disponibilizadas, em quatro fases, 108,3 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas consideradas prioritárias.

 

 

Apesar do planejamento finalizado, ainda não há data prevista para o início da vacinação. Entretanto, de acordo com nota técnica enviada ao Supremo junto ao plano, espera-se que a imunização dos grupos prioritários ocorra durante o primeiro semestre de 2021.

 

 

A primeira fase irá abranger os trabalhadores da saúde, as pessoas a partir de 80 anos, as pessoas de 75 a 79 anos de idade, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e os indígenas, onde o total de doses estimadas (sendo considerada duas por pessoa mais 5% de perda) é de 29.909.040.

 

 

Na segunda fase, com 44.830.716 doses de vacinas estimadas, os beneficiados serão as pessoas de 70 a 74 anos de idade, aqueles com 65 a 69 anos e, ainda, as pessoas de 60 a 64 anos de idade; enquanto a terceira fase será especialmente para todos que possuem comorbidades, onde estarão disponíveis 26.590.034 doses.

 

 

A quarta e última fase prevista no plano de vacinação irá contemplar os professores do nível básico ao superior, as forças de segurança e salvamento, e os funcionários do sistema prisional. Nesta etapa serão 7.012.572 doses de imunizantes.

 

 

As imunizações consideradas pelo plano para serem utilizados pelo Brasil são as da Fiocruz/Astrazeneca, da Covax Facility e da Pfizer. A Covax é um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de impulsionamento, desenvolvimento e garantia de compra de vacinas contra o novo coronavírus, com a coalizão de mais de 150 países.

 

 

Os profissionais da saúde do SUS que participarão das campanhas de vacinação irão receber um treinamento na modalidade de Educação a Distância (EaD), com foco nos trabalhadores da Atenção Primária em Saúde e das mais de 38 mil salas de vacina do país.

 

 

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde em seu site na noite deste sábado (12), o plano de vacinação será apresentado em detalhes à população na próxima quinta-feira (17), e que o documento entregue ainda poderá sofrer alterações “durante o seu processo de implementação”.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: