quarta-feira, 14 de outubro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegaram a um acordo nesta segunda-feira (25) para a implementação do fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil. A proposta prevê um período de transição de um ano para a redução da jornada semanal de trabalho.
Pelo acordo, a carga horária passará das atuais 44 horas para 40 horas semanais no prazo de 12 meses. Já os dois dias de folga por semana começarão a valer 60 dias após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Os termos foram definidos durante reunião realizada no Palácio do Planalto. O anúncio foi feito por Hugo Motta ao lado dos ministros José Guimarães, das Relações Institucionais, e Luiz Marinho, do Trabalho.
Lula e Hugo Motta já haviam se manifestado favoráveis à redução da jornada sem diminuição salarial. A principal divergência entre os dois era sobre o prazo de implementação. O presidente defendia que a mudança entrasse em vigor imediatamente, enquanto Motta argumentava pela necessidade de uma transição gradual.
Outro ponto que segue em debate envolve o pedido do setor patronal para que, durante o período de transição, as horas extras necessárias para completar as 44 horas semanais sejam pagas sem encargos trabalhistas adicionais, como adicional de hora extra, FGTS e reflexos no 13º salário.
A PEC que trata do fim da escala 6×1 ainda deverá passar pelas etapas de tramitação no Congresso Nacional antes de entrar em vigor.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
14/10/2026
Abstenção recorde de 33,5 milhões: quem não votou pode decidir o segundo turno
Na última eleição presidencial, a abstenção atingiu 33,5 milhões de eleitores, equivalente a um a cada cinco brasileiros aptos, e o debate agora gira em torno do poder de voto daqueles que não compareceram.
14/10/2026
Turista do DF fica preso em penhasco após escorregar quando tirava selfie
Um turista do Distrito Federal ficou preso em um penhasco depois de escorregar enquanto tirava uma selfie.
14/10/2026
PCGO indica trio responsável por emboscada que resultou em quatro mortes em Formosa
A Polícia Civil de Goiás apresentou denúncia contra três suspeitos que, segundo a investigação, organizaram uma emboscada que culminou na morte de quatro pessoas na cidade de Formosa, interior do estado.