quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo deseja posto de saúde noturno e novo edital do Mais Médicos contra coronavírus

POR Jornal Somos | 05/03/2020
Governo deseja posto de saúde noturno e novo edital do Mais Médicos contra coronavírus

Aílton de Freitas / Agência O Globo

O

O Ministério da Saúde já prepara um pacote de medidas para equipar unidades básicas de saúde contra o novo Coronavírus, devido ao aumento no número de casos de suspeita de infecção e diante do risco de sobrecarga em hospitais. Consideradas como porta de entrada da rede de saúde, essas unidades estavam até então fora do front das ações já anunciadas pelo governo, focadas inicialmente em hospitais e laboratórios.

 

A ideia é preparar os postos de saúde para ajudar no diagnóstico clínico e assistência de parte dos pacientes, especialmente em casos leves, deixando casos graves para os hospitais, assim, uma das ações previstas é o lançamento de um novo edital do Mais Médicos para abrir vagas em todos os perfis de cidades do programa, incluindo capitais e cidades maiores.

 

Outro ponto em análise é aumentar o número de unidades de saúde que funcionam à noite, para atuarem no chamado 3º turno, até as 22h e aumentar a capacidade de atendimento. O reforço da atenção básica já era previsto no plano de contingência federal para lidar com o coronavírus, mas a pasta não havia anunciado detalhes de como seria feito.

 

Atualmente, o Brasil se encontra no terceiro nível de resposta ao vírus, o de emergência em saúde pública, em uma fase chamada como “contenção” do vírus. Nesta etapa, a rede de hospitais tem maior atividade. Já na fase de mitigação (quando houver mais de 100 casos confirmados) há necessidade de fortalecer a atenção primária, informa o plano, enquanto hospitais continuariam a atender casos mais graves.

 

Nas últimas semanas, o ministério anunciou editais para locação de cerca de mil leitos extras de UTI em caso de necessidade. Também planeja a compra de máscaras e luvas para profissionais de saúde.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: