sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Governo decide reduzir açúcar em produtos industrializados

POR Jornal Somos | 29/11/2018
Governo decide reduzir açúcar em produtos industrializados
N

Nesta semana, foi assinado um acordo entre o Ministério da Saúde e as associações do setor produtivo de alimentos com o compromisso de reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos industrializados. Espera-se que até 2022 seja reduzido 144 mil toneladas de açúcar em bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados.

 

 

Esse acordo segue o mesmo padrão do acordo assinado no ano passado para a redução do sódio, que já retirou 17 mil toneladas do material em alimentos vários. Ao assinar a nova medida, o Brasil se torna um dos primeiros países a agir pela redução do açúcar nos produtos industrializados. A decisão devia ter sido oficializada no ano passado, mas as negociações com o setor industrial atrasaram o processo.

 

 

A diminuição do açúcar acontecerá de forma gradual até 2022. As metas serão analisadas a cada dois anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a primeira análise ocorrendo em 2020. As metas dos cinco tipos de alimentos foram estabelecidas através de padrões como os de consumo e distribuição de açúcar e a necessidade em reduzir os níveis máximos dos alimentos.

 

 

Quanto mais açúcar, maior a porcentagem que deve ser reduzida. Biscoitos recheados deverão reduzir 62,4%, produtos lácteos 53,9%, bolos 32,4%, misturas para bolo 46,1%, achocolatados 10,5% e as bebidas 33,8%.

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar que o recomendado. Este alto consumo é o que causa risco de doenças como o diabetes e a obesidade, o que leva pesquisadores a acreditarem que o Brasil possa viver uma “epidemia” de obesidade nos próximos anos, além do fato de que o diabetes aumentou significativamente entre a população adulta.

 

 

O acordo prevê reduzir o risco dessas doenças entre a população. Como a maior parte (64%) do açúcar consumido é aquele adicionado aos alimentos, a redução nas indústrias contribui para diminuir o total do consumo, mas ainda não é o bastante para garantir uma melhor saúde aos brasileiros. É preciso que se conscientize a população sobre a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: