quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo de São Paulo informa que CoronaVac é eficiente contra variantes da Covid em circulação no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 10/03/2021
Governo de São Paulo informa que CoronaVac é eficiente contra variantes da Covid em circulação no Brasil

Reprodução / Poder 360

O

O governo de São Paulo, por meio do governador João Doria (PSDB), informou, nesta quarta-feira (10), que a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é eficiente contra as variantes da Covid-19 que estão em circulação no Brasil: a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351).

 

 

A eficácia contra as variantes foi comprovada por um estudo em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Apesar de divulgar a informação, o governo paulista não apresentou dados detalhados do estudo científico na coletiva de imprensa em que revelaram a capacidade do imunizante em relação aos novos formatos do vírus.

 

 

"Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil", afirmou Doria.

 

 

Na pesquisa do Instituto Butantan com a USP foram utilizadas amostras de 35 pacientes imunizados na Fase III, mas o estudo completo, que será divulgado posteriormente, inclui um número maior de participantes. O teste foi feito com os soros dessas pessoas, colhidos por meio de exame de sangue.

 

 

O procedimento de pesquisa consiste em infectar, com as variáveis do vírus, as amostras colhidas das pessoas já vacinadas.  “As amostras são colocadas em um cultivo de células e, posteriormente, infectadas com as variantes. A neutralização consiste em testar se os anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar, ou seja, combater o vírus nesse cultivo”, explicou o governo de São Paulo.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: