sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na manhã desta quinta-feira (11), o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que um laboratório chinês fará parceria com o Instituto Butantan para a produção de uma vacina contra a Covid-19 que já está na última fase de testagem.
“Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotec para a produção da vacina contra o coronavírus. (...) Os estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano. E com essa vacina nós poderemos imunizar milhões de brasileiros”, informou o governador em coletiva de imprensa na tarde de hoje (11).
Segundo explanado pelo governo estadual, a empresa irá fornecer doses da vacina ao Instituto Butantan para que se realizem testes clínicos da 3ª fase em voluntários de todo o território nacional.
Hoje é um dia histórico para a ciência no Brasil e em SP. Vamos anunciar que São Paulo vai produzir a vacina contra o coronavírus, através de parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório internacional Sinovac Biotech. pic.twitter.com/ZPS6uDuVR8
— João Doria (@jdoriajr) June 11, 2020
“O acordo prevê a participação de São Paulo na realização de testes clínicos dessa vacina, com o acompanhamento de 9 mil voluntários brasileiros a partir do próximo mês de julho, dentro, portanto, de 3 semanas, 9 mil voluntários já estarão sendo testados aqui no Brasil” afirmou Doria.
Também estão sendo realizados outros acordos com a Sinovac de forma a garantir o fornecimento do produto ao Brasil enquanto é feita a transferência da tecnologia da produção da imunização ao Butantan. Se os testes forem bem-sucedidos, a vacina receberá o aval para ser produzida nacionalmente e, consequentemente, disponibilizada aos cidadãos brasileiros.
Esta imunização, que utiliza uma versão do vírus inativado, já foi aprovada para testes na China. Para o início dos estudos clínicos no Brasil ainda faltam a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos comitês de ética em pesquisa.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.