quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Imagem: divulgação/Compesa
O governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 117 das 185 cidades do estado devido à estiagem prolongada que vem afetando diversas regiões.
A medida, assinada pela governadora Raquel Lyra e publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (21), reconhece os danos causados pela seca prolongada, que tem gerado impactos em áreas humanas, materiais e ambientais nos municípios atingidos.
A decisão foi baseada em estudos que indicam que a escassez de chuvas nas localidades ainda afetadas pode agravar a situação, comprometendo os níveis dos reservatórios e ameaçando o abastecimento de água, além de causar prejuízos econômicos, especialmente para a agropecuária.
O decreto, que tem validade de 180 dias, classifica os municípios em três grupos. O primeiro inclui 66 cidades que já haviam decretado emergência municipal em função da seca e que tiveram sua situação reconhecida pelo governo federal.
O segundo grupo abrange 23 municípios onde o governo estadual também decretou emergência, devido aos impactos da estiagem na rede de abastecimento gerida pela Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (COMPESA). O terceiro grupo reúne 28 cidades que se encontram em ambas as situações.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Vila Nova avança nos pênaltis enquanto Aparecidense foi eliminada dentro de casa; Goiás joga amanhã, 6, contra o Rio Branco em Goiânia
Com US$ 23 bilhões em receitas, vendas brasileiras aos países árabes têm segundo recorde consecutivo em 2024
48 milhões de brasileiros sonham em ser empreendedores, e o planejamento certo pode levá-los ao sucesso