quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Governo brasileiro poderá rebaixar pandemia de Covid-19 para endemia

POR Ana Carolina Morais | 04/03/2022
Governo brasileiro poderá rebaixar pandemia de Covid-19 para endemia

Foto de Ryutaro Tsukata no Pexels

O

O governo brasileiro poderá rebaixar a pandemia de Covid-19 para uma endemia. O anúncio foi realizado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (3). Ele confirmou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está estudando a redução do status do novo coronavírus no país.

 

 

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, afirmou o presidente por meio de sua conta no Twitter.

 

 

Após essa declaração, a pasta da Saúde confirmou a adoção de medidas para a reclassificação da Covid-19 no país. “O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, relatou o órgão.

 

 

O surto sanitário do novo coronavírus é considerado como uma pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde o mês de março de 2020. O termo pandemia é utilizado para retratar uma disseminação mundial de uma nova doença.  Diferentemente disso, a endemia é usada para casos de doenças recorrentes as quais já existe uma resposta efetiva de tratamento à população por parte da rede de saúde.

 

 

Se o Brasil de fato reclassificar a situação da Covid-19, o país estará sendo contrário às orientações feitas pela OMS, que é o órgão responsável por estabelecer quando uma doença é uma ameaça global e que, diante do atual cenário, continua classificando o coronavírus como uma pandemia.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e da Fiocruz)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: