sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Governo assina decreto pelo fim do horário de verão

POR Jornal Somos | 25/04/2019
Governo assina decreto pelo fim do horário de verão

NBR

F

Foi assinado nesta quinta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto que revoga o horário de verão. Segundo o presidente, a medida segue estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.

 

Este período do ano, costumava durar entre outubro e fevereiro, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora. Mas segundo a pesquisa que o Ministério de Minas e Energia fez, 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão, esta informação foi passada no início do mês pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

 

Durante cerimônia desta quarta-feira (24) para anunciar o decreto, o presidente informou que a área técnica do Ministério de Minas e Energia apresentou estudos sobre a economia de energia gerada pelo horário de verão. Segundo Bolsonaro, “gente da área de saúde” também foi procurada para apontar como o horário afeta o relógio biológico das pessoas.

 

Horário de verão

 

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

 

No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até agora.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: