quinta-feira, 28 de março de 2024

Governadores pedem celeridade na produção da Sputnik V ao visitarem fábrica responsável pela vacina no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 02/03/2021
Governadores pedem celeridade na produção da Sputnik V ao visitarem fábrica responsável pela vacina no Brasil

Reprodução / ijNet - Rede de Jornalistas Internacionais

U

Uma visita às instalações no Distrito Federal da farmacêutica União Química, responsável pela produção, no Brasil, da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, foi realizada, nesta terça-feira (2), por representantes de 18 estados e do DF. Os governadores dos Estados que participaram da visita requerem celeridade na liberação do imunizante, de forma a se iniciar, o quanto antes, a produção dele em larga escala.

 

 

A fábrica brasileira irá confeccionar o ingrediente farmacêutica ativo (IFA) necessário para a produção da Sputnik V. A fabricação do imunizante em escala comercial ainda depende da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

A visita dos representantes estaduais à União Química foi acompanhada de técnicos do Ministério da Saúde, que informaram que o contrato da vacina russa já está em mãos, e que se autorizado, 10 milhões de doses que foram prometidas para este mês de março chegarão, da Rússia, ao Brasil, já prontas para atender o Programa Nacional de Imunização.

 

 

“Isso se soma à estratégia de garantir a vacinação do grupo de maior risco até [no máximo] o mês de abril, início de maio. Acredito que vão ter condições de início de produção no mês de abril, com capacidade de 8 milhões de doses ao mês. Com base nisso [queremos saber] o que é possível, além do que já está contratado, o que é possível acrescentar de entrega entre abril e julho para que, com isso, a gente possa estar com mais vacinas para mais cedo imunizar os brasileiros”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias.

 

 

A presença do governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) na visita à fábrica estava confirmada, entretanto, precisou ser cancelada devido à um “quadro febril” sentido por ele na noite desta segunda-feira (1°). Exames serão realizados em Caiado para investigar a causa da febre, inclusive testagem para Covid-19.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: