sexta-feira, 19 de abril de 2024

Golpistas se passam por central de atendimento do INSS para obter dados de beneficiários

POR Thaynara Morais | 23/03/2022
Golpistas se passam por central de atendimento do INSS para obter dados de beneficiários

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

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Golpistas estão se passando por suposta “central de atendimento”, se aproveitando da imagem da assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Helô, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens tem sido realizadas através do WhatsApp.

 

Os criminosos possuem informações dos segurados e fornecem número de protocolo para passar credibilidade e obter mais dados.

 

O INSS orienta que quem receber esse tipo de contato, bloqueie imediatamente e não forneça nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

 

A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas através do Meu INSS e nunca busca o segurado por aplicativo de mensagens para “conversar”.

 

É importante manter sempre atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço para evitar cair nesse tipo de golpe. A atualização é feita através do Meu INSS ou pelo telefone 135.

 

O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede envio de fotos de documentos. O número do SMS utilizado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links ou pede documentos pelo SMS.

 

O recomendado é utilizar apenas canais oficiais de atendimento para agendar um serviço ou para entregar algum documento.

 

Em caso de golpe é necessário registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos envolvidos.

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