quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás é responsável por 579 dos 967 casos no Centro-Oeste de crianças e adolescentes vítimas de violência

POR Ana Carolina Morais | 02/08/2022
Goiás é responsável por 579 dos 967 casos no Centro-Oeste de crianças e adolescentes vítimas de violência

Divulgação / MJSP

O

O estado de Goiás foi responsável por 579 dos 967 atendimentos feitos na região Centro-Oeste de crianças e adolescentes vítimas de violência. A informação faz parte dos dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, contabilizados pela Operação Acalento, de combate a estes crimes, que no período de um mês (de 13 de junho a 13 de julho) fez 18.542 atendimentos em todo o país por meio das polícias civis.

 

 

Segundo a pasta da Justiça e Segurança Pública, “a atuação policial teve como foco investigações de violência física, violência sexual, exploração, aliciamento, maus tratos, homicídios envolvendo crianças e adolescentes”. No total, 2,7 mil medidas protetivas foram solicitadas, 1.588 agressores foram presos e 313 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

 

 

Considerando apenas a região Centro-Oeste, além do atendimento às 967 vítimas (onde 579 foram apenas no território goiano), ocorreram ainda 94 prisões, 75 aplicações de medidas protetivas, 10 mandados de busca e apreensão e apreensão de 86 menores.

 

 

Quanto as demais regiões, o Sudeste efetuou o atendimento de 6.433 vítimas, enquanto o Sul prestou atendimento para 5.132, o Nordeste atendeu 2.494 vítimas e o Norte contabilizou o atendimento total de 2.310 vítimas de violência.

 

 

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) afirmou que o alto índice de atendimento mostra como a corporação “tem combatido com afinco este tipo de delito” e que, sendo assim, “não há um cenário de aumento da criminalidade nesta seara em Goiás, conforme noticiado por veículo de imprensa, mas sim, repressão uniforme por parte da PCGO, o que levou a números expressivos durante o mês da operação, com enorme contingente de vítimas atendidas, procedimentos policiais lavrados e outros dados positivos”.

 

 

A corporação reforçou a justificativa de que o destaque do Estado na Operação, na verdade, “demonstra que a Polícia Civil, de fato, tem garantido a proteção das vítimas infantes ao, em seu trabalho diário e por meio da Operação Acalento, retirá-las da esfera do agressor, as protegendo, resguardando e contribuindo para a punibilidade de autores destes delitos”.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e da Polícia Civil de Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: