sábado, 05 de julho de 2025

Brasil

Goiás anuncia pacote bilionário de obras de infraestrutura em rodovias

POR Marcos Paulo dos Santos | 04/07/2025
Goiás anuncia pacote bilionário de obras de infraestrutura em rodovias

Foto: SECOM

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O Governo de Goiás anunciou um pacote de sete grandes obras rodoviárias que marcam um novo ciclo de investimentos em infraestrutura no estado. Com recursos superiores a R$ 1,145 bilhão, as obras somam mais de 330 quilômetros de rodovias, contemplando pavimentações, duplicações e construção de pontes.

 

Financiadas pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), as intervenções serão realizadas por meio de uma parceria inédita com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), modelo considerado inovador e mais eficiente na gestão pública.

 

A execução será responsabilidade do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), que firmou termo de colaboração com o Estado. O processo seguirá os critérios da Lei Federal nº 13.019/2014, com fiscalização da Goinfra, Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO).

 

Segundo o governador Ronaldo Caiado, essa nova forma de contratar rompe com a burocracia tradicional. “Estamos mostrando que é possível fazer mais, com qualidade e rapidez. Goiás será referência nacional”, destacou.

 

As obras abrangem trechos importantes nas regiões Sul, Sudeste e Centro do estado, em cidades como Bela Vista, Silvânia, Caçu, Perolândia, Iporá e Itarumã.

 

Veja o mapa dos investimentos:

 

  • GO-461 | GO-194 | GO-221 (52,35 km) – R$ 108,09 milhões
  • GO-147: Bela Vista – Silvânia (46,26 km) – R$ 170,05 milhões
  • GO-178 (dois lotes, total 85,4 km) – R$ 314,82 milhões
  • GO-180 (32,88 km) – R$ 138,57 milhões
  • GO-206 (68,37 km) – R$ 247,48 milhões
  • GO-220 (45,2 km) – R$ 166,57 milhões

 

As empresas responsáveis pelas obras serão selecionadas via chamamento público, após pré-qualificação da Goinfra. Elas deverão comprovar capacidade técnica, apresentar seguros de responsabilidade e garantir a conclusão das obras, com cláusulas de retomada em caso de descumprimentos.

 

“Esse modelo resolve um problema histórico da administração pública. Acabam os projetos inacabados e os aditivos abusivos”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Adib Elias.

 

A transparência será prioridade, com balancetes mensais, auditoria externa, cronogramas físico-financeiros e controle rigoroso dos recursos.

 

“Vamos fiscalizar cada centavo, com relatórios e vistorias presenciais. É um sistema robusto e transparente, focado em resultado”, garantiu Pedro Sales, presidente da Goinfra.

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