quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Gás de cozinha recebe aumento de 6% segundo Petrobras

POR | 07/01/2021
Gás de cozinha recebe aumento de 6% segundo Petrobras

Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasil

A

A Petrobras anunciou ontem, quarta feira (06/01), que o preço do gás de cozinha, como é popularmente chamado o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), sofrerá reajuste de 6% a partir de hoje, quinta feira (07/01). Segundo o comunicado da estatal, o aumento se deve aos ajustes de preço do barril de petróleo no mercado internacional e das taxas portuárias para a importação do produto. Isso porque, de acordo com a Petrobras, os preços de GLP praticados por ela tem como referência o valor de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio.

 

 

Desta forma, com o reajuste, o preço do barril de 13 kg nas refinarias vai custar R$ 33,96. Entretanto, como ainda há os impostos de distribuição e venda, não tem como precisar qual será o valor para o consumidor final.

 

"Por sua vez, as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final", informou a Petrobras, em nota.

 

 

Em nota, a empresa reiterou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido pela Petrobras às distribuidoras a granel.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: