quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Fux toma posse hoje na presidência do STF em cerimônia adaptada à pandemia

POR | 10/09/2020
Fux toma posse hoje na presidência do STF em cerimônia adaptada à pandemia

Foto: Nelson Jr/STF

O

O ministro Luiz Fux toma posse hoje, quinta feira (10/09/2020), na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele exercerá o cargo pelos próximos dois anos, substituindo ao ministro Dias Toffoli. A ministra Rosa Weber será a vice-presidente. Em razão da pandemia, a solenidade de posse terá a presença apenas de poucas autoridades e familiares de Fux.

 

A solenidade ainda será marcada por regras e normas. Será obrigatório o uso de máscaras e será medida a temperatura dos presentes. Também haverá normas de distanciamento entre as cadeiras. Além de acrílicos transparentes entre as bancadas e haverá álcool em gel disponível em todas as posições. Estarão fisicamente presentes: o presidente Jair Bolsonaro; os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; e os ministros do STF. Foram expedidos cerca de 4 mil convites para pessoas acompanharem a posse pela internet. Segundo o cerimonial, também devido à pandemia, a tradicional fotografia da nova composição da Corte não será tirada. Também não haverá cumprimentos no tribunal, ou recepção posterior, como é a praxe em outros anos.

 

E essa não será a primeira ida do presidente Bolsonaro ao Supremo esta semana. Ontem, quarta feira (09/09) ele apareceu de surpresa na última sessão dirigida pelo Ministro Dias Toffoli para agradecer ao ministro pelos trabalhos realizados. (assista vídeo abaixo) Aparentemente os poderes executivo e judiciário fizeram as pazes temporariamente.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: