quinta-feira, 03 de abril de 2025

Brasil

Frete sobe 6,03% em fevereiro, impulsionado por alta do diesel e demanda aquecida

POR Cairo Tobias | 17/03/2025

Reajustes na Tabela da ANTT, aumento da Selic e crescimento da atividade econômica também influenciaram alta

Frete sobe 6,03% em fevereiro, impulsionado por alta do diesel e demanda aquecida

Foto: Reprodução

D

De acordo com dados da última análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado em fevereiro foi de R$ 7,39 no País, o que representa uma alta de 6,03% ante janeiro.

 

"Este aumento relevante no preço médio do frete por quilômetro rodado em fevereiro identificado pelo IFR já era algo esperado pelo mercado, por conta de reajustes e aumentos nas principais variáveis que influenciam essa composição. A atualização da Tabela de Frete da ANTT, e o aumento da taxa básica de juros (Selic) tiveram impacto direto nos custos do transporte. Ademais, o aquecimento do setor industrial com destaque para a construção civil, somado à retomada da movimentação do agronegócio, ampliou a demanda por transporte, fator que também contribuiu para essa alta”, explica Vinicios Fernandes, diretor da empresa.

 

Diesel em alta também afetou frete

 

O executivo também ressalta que, com o reajuste da Petrobras para o diesel e o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis , ambos em vigor desde 1º de fevereiro, o preço do diesel também sofreu alta, e acabou por exercer papel importante no aumento do custo médio do frete registrado em fevereiro.

 

"O diesel representa uma parcela muito importante dos custos operacionais do transporte rodoviário, e qualquer variação no seu preço traz consequências diretas ao valor do frete. Com os aumentos de 4,6% no diesel S-10 e de 4,65% no comum em fevereiro, registrados pelo IPTL (Índice de Preços Edenred Ticket Log), esse custo acaba sendo repassado ao frete para manter a viabilidade das operações das transportadoras, também provocando a alta no preço médio do frete por quilômetro rodado”, finaliza Fernandes.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: