quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Fraudes com carteira de estudante serão erradicadas, afirma ministro da Educação

POR Jornal Somos | 29/11/2019
Fraudes com carteira de estudante serão erradicadas, afirma ministro da Educação

internet

A

A introdução da nova carteira de estudante, a ID Estudantil, promete erradicar as fraudes deste documento. A previsão foi realizada por Abraham Weintraub, ministro da Educação, em entrevista nesta quinta-feira (28).

 

O ministro afirmou que as falsificações irão “cair para zero” com o advento da nova carteira. “A redução da fraude vai ser vertiginosa, não vai dar para fraudar mais com a carteirinha digital”, informou à Rádio Nacional.

 

Para que o estudante obtenha o documento é necessário que a instituição de ensino insira os dados dos alunos no Sistema Educacional Brasileiro, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Após a inscrição ser feita pela escola ou faculdade, o aluno deve baixar o aplicativo ID Estudantil em seu aparelho celular para realizar o cadastro pessoal.

 

O Ministério da Educação (MEC) informou que fará o cruzamento dos dados fornecidos, utilizando das informações contidas na Carteira Nacional de Habilitação ou no documento de identidade (RG), para aqueles que não têm CNH.

 

Os alunos menores de idade precisarão de autorização dos pais ou responsáveis legais para que estes auxiliem no momento de preencher os dados no aplicativo. Mais de 1 milhão de estudantes já foram cadastrados por suas instituições – seja do ensino básico ou da educação superior – para adquirirem a ID.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: