sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Fundo Monetário Internacional (FMI) derrubou suas previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022 de 1,5% para 0,3%. Entre as 26 principais economias do mundo, a brasileira terá o pior desempenho segundo o relatório: Perspectiva Econômica Mundial.
A entidade projeta crescimento mundial de 4,4%. Segundo as projeções, a América Latina cresce 2,4%.
O motivo para o pessimismo do FMI ainda é reflexo da pandemia de Covid-19, que atrasou os fornecimentos de suprimentos e insumos nas cadeias internacionais de produção, além do forte aumento dos preços de energia e de alimentos. Esse aumento gerou uma alta substancial nos índices de inflação em todo o mundo.
No Brasil, segundo o FMI, as perspectivas de crescimento se enfraqueceram porque o combate à inflação provocou uma forte resposta da política monetária (principalmente com a elevação das taxas de juros) o que vai pesar muito sobre o poder de compra e consequentemente diminuindo a demanda da população.
O mercado consumidor brasileiro deve desacelerar esfriando a alta dos preços, mas também freando a atividade econômica nacional.
O surgimento de novas variantes da Covid-19 pode trazer novas perturbações econômicas e o relatório do FMI enfatiza: “o acesso global a vacinas, testes e tratamentos é essencial para reduzir o risco de novas e perigosas variantes da Covid-19”. Essas novas variantes podem vir a atrapalhar ainda mais a recuperação e o equilíbrio da economia mundial.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10