terça-feira, 01 de outubro de 2024

Brasil

FMI anuncia fechamento do seu escritório no Brasil, em meio a críticas de Guedes

POR Thais Cabral | 19/12/2021
FMI anuncia fechamento do seu escritório no Brasil, em meio a críticas de Guedes

Imagem: Divulgação/Agência Brasil

O

O Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou que fechará o seu escritório no Brasil, que fica localizado em Brasília. A instituição informou que a previsão para que isso aconteça até dia 30 de junho de 2022, quando encerra o prazo da atual representação.

 

 

 

O anúncio veio em meio a críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a economia do país divulgadas pelo fundo. O ministro reclamou, que no ano passado, o FMI previu um tombo de 10% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e que foi bem menor, sendo 4,1%. Em evento nesta quarta-feira (15), Guedes disse que técnicos do órgão podem fazer "previsão em outro lugar".

 

 

 

"Eles (técnico do FMI) já vieram aqui, vieram há muito tempo atrás aqui no Brasil porque tinham sempre o que fazer", afirmou Guedes. "Vieram aqui para prever uma queda (do PIB) de 9,7% e que a Inglaterra iria cair 4%. Nós caímos 4%, e a Inglaterra caiu 9,7%. Estou achando melhor eles fazerem previsão em outro lugar", disse o ministro da Economia.

 

 

 

O FMI, na nota em que confirma o fechamento do escritório, diz esperar a manutenção das relações com o governo brasileiro.

 

 

 

"Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, na medida em que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e configurações institucionais", informou.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: