quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Fiocruz registra aumento de síndrome respiratória aguda grave no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 26/11/2020
Fiocruz registra aumento de síndrome respiratória aguda grave no Brasil

BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O

O boletim de monitoramento semanal Infogripe, da Fiocruz, registrou uma tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em todo o Brasil. As causas desta síndrome podem ser diversas, porém, neste ano, 98% dos casos estão sendo devido ao SarsCov2, vírus da Covid-19. Essa é a primeira vez desde o fim do mês de junho que a tendência de aumento é constatada em todo o país.

 

 

As evidências demonstradas pelo monitoramento, que foi divulgado nesta quarta-feira (25), demonstram o agravamento da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o boletim, 12 das 27 capitais brasileiras apresentaram um crescimento de moderado a forte no número de casos da síndrome respiratória aguda grave nas últimas seis semanas.

 

 

Apesar da apresentação de um aumento, segundo o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, ainda é cedo para se falar um uma segunda onda de Covid. “O platô registrado em algumas cidades, como em Florianópolis, por exemplo, é similar ao primeiro pico. À medida com que fomos flexibilizando as normas de higiene no país, os casos voltaram a subir. Talvez tenha faltado diálogo com a população para lembrar que essa queda não era permanente”, explicou.

 

 

Para o pesquisador, estas informações obtidas com os dados do Infogripe apontam para um momento de retomada das medidas de isolamento. “Precisamos evitar a manutenção da retomada do crescimento da doença, o que pode gerar problemas como a ocupação dos leitos hospitalares elevada. Ainda não podemos cravar que passamos por uma segunda onda da doença, mas é preferível que nos mobilizemos agora do que deixar para depois e, daqui a um mês, olhar para o dado publicado hoje com a sensação de chance perdida”, finalizou Gomes.

 

 

(Com informações do UOL)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: