sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Fiocruz pretende retomar produção da vacina contra Covid-19 na terça-feira (25)

POR Jornal Somos | 20/05/2021
Fiocruz pretende retomar produção da vacina contra Covid-19 na terça-feira (25)

Foto: Camila Lima / Diário do Nordeste

O

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) suspendeu, nesta quinta-feira (20), a produção da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. A retomada deverá acontecer na próxima terça-feira (25). "Não há ainda previsão de que a interrupção temporária possa impactar entregas futuras. Caso haja impacto, isso será avaliado e comunicado mais à frente", informou a fundação.

 

 

De acordo com Fiocruz, a produção poderá ser retomada na próxima semana devido à chegada de novos carregamentos do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), prevista para sábado (22). O insumo é o componente mais importante da vacina e, ao chegar, o IFA precisará ser checado e descongelado.

 

 

Mesmo com a paralisação na linha de produção, a Bio-Manguinhos fará, amanhã (21), uma nova entrega de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As 5,3 milhões de unidades que foram liberadas começaram a ser produzidas semanas atrás e estavam em processo de controle de qualidade.

 

 

A Fiocruz já produziu 50 milhões de doses da vacina desde fevereiro, cerca de metade das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica europeia AstraZeneca. Com a entrega que será feita amanhã, 36,2 milhões de doses já terão sido disponibilizadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além das doses produzidas no Brasil, 4 milhões foram importadas prontas da Índia, onde foram produzidas pelo Instituto Serum. Com isso, chegará amanhã a 40 milhões o total de doses da vacina Oxford/AstraZeneca recebido pelo PNI.

 

 

O carregamento de IFA previsto para a Fiocruz neste sábado (22) será suficiente para produzir 12 milhões de doses do imunizante, o que vai assegurar as entregas ao SUS até a terceira semana de junho. A entrega incluirá duas remessas do IFA, já que um carregamento que estava previsto para o próximo dia 29 teve seu envio antecipado.

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já concedeu a certificação das condições técnico-operacionais das instalações (CTO) que produzirão o IFA após vistoria realizada neste mês.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: