quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fiocruz assina contrato de transferência de tecnologia com AstraZeneca para produção do IFA

POR | 02/06/2021
Fiocruz assina contrato de transferência de tecnologia com AstraZeneca para produção do IFA
A

A Fiocruz e seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) assinaram, nesta terça-feira (01/06), o contrato de Transferência de Tecnologia da vacina Covid-19 (recombinante) com a AstraZeneca para a produção 100% nacionalizada do imunizante. O contrato formaliza a transferência do conhecimento que já vem sendo repassado pelo parceiro tecnológico para agilizar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz.

 

 

O IFA é a matéria-prima para a produção dos imunizantes e a partir desta mudança a produção das novas doses poderá ser feita nos laboratórios de Bio-Manguinhos, na Zona Norte da cidade do Rio.

 

 

Segundo a Fiocruz, esse labotarório tem capacidade de produção de aproximadamente 15 milhões de doses por mês, e ainda que a produção do IFA já deve começar no mês de junho com expectativa que as primeiras doses totalmente nacionais da vacina sejam entregues em outubro.

 

 

Na cerimônia, a presidente da Fiocruz afirmou que a assinatura desse contrato concretiza a segunda fase do projeto.

 

"Esse é o marco de um projeto estratégico da Fiocruz para incorporação tecnológica da vacina Covid-19 que teve início ainda em março de 2020, quando iniciamos os estudos prospectivos das mais de 100 vacinas em desenvolvimento na época. Esse projeto foi composto de duas fases: a primeira sendo a assinatura do contrato de Encomenda Tecnológica, que nos permitia acesso ao IFA importado para processamento final da vacina na Fiocruz, ao mesmo tempo em que as informações técnicas foram transferidas à instituição e adequamos as instalações para a produção do IFA nacional. A assinatura desse contrato concretiza a segunda fase deste grande projeto, em que estamos aptos a produzir uma vacina 100% nacional a partir de uma das plataformas tecnológicas mais avançadas no cenário mundial", comemora a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

 

 

 

Fonte: Agencia Fiocruz de Noticias

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: