sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A ferramenta financeira Pix completa, nesta terça-feira (16/11), seu primeiro ano de operação e acumula 112 milhões de usuários. O que representa, que metade dos brasileiros aderiram a nova forma de realizar pagamentos. Além de completar um ano de existência, vem trazendo uma série de mudanças e novidades.
Um dos fatores que fez o mecanismo crescer rapidamente entre os brasileiros, está na facilidade de realizar transferências, onde é preciso colocar apenas uma chave de acesso, além de ser feita com rapidez. Segundo o Banco Central, o limite máximo de tempo para um Pix é de 40 segundos.
Segundo o Economista Rodrigo da Silva Souza, o instrumento é um sucesso, e vem sendo mais usado por pessoas físicas, “que representam atualmente 93,42% do total de usuários cadastrados. As empresas tem aderido ao Pix de forma mais lenta, acumulando 7,40 milhões de cadastros em outubro de 2021, o que representa 6,58% do total de usuários.” Comentou Rodrigo.
O Banco Central divulgou que até fim do mês de novembro entra em vigor as novas duas modalidades: Pix saque e Pix troco. Os usuários poderão receber troco e fazer saques nos estabelecimentos comerciais.
“O Pix saque e troco são opções interessantes que podem garantir mais adesão ao sistema de pagamentos instantâneos por parte do varejo. Além disso, é um instrumento que aumenta a acessibilidade ao sistema financeiro em regiões mais remotas”. O Economista ainda pontuou que em muitos municípios o número de agências bancárias é muito pequeno ou é zero, e a ferramenta facilitara saques e troco de uma forma mais ágil. O que beneficia são apenas o usuário mais o comerciante.
Outra nova modalidade, que já está ativa, é o Pix Cobrança. Que permite os usuários realizar um pagamento com o Pix em uma data futura (pagamentos com datas de vencimento). Essa modalidade pode ser usada por fornecedores, lojistas e prestadores de serviço, emitindo um QR Code para transações que serão cobradas dos clientes em data futura, sendo uma versão mais moderna do boleto.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10