quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Farmácias passam a vender máscaras de tecido

POR | 12/06/2020
Farmácias passam a vender máscaras de tecido

ICTQ

F

Farmácias e drogarias foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vender máscaras de tecido desde a resolução publicada no início deste mês. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás apoia a determinação, que vai facilitar o acesso da população ao produto. A medida é temporária e visa intensificar o combate à disseminação do novo coronavírus.

 

 

“Em Goiás, são mais de 3.900 farmácias e drogarias que podem oferecer máscaras de uso não profissional à população”, explica Lorena Baía, presidente do CRF-GO. Por meio de ofício, datado de 26 de maio, a presidente já havia solicitado à Secretaria Estadual de Saúde a liberação da venda no Estado. “Estudos recentes mostram que o uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as feitas em domicílio, associado à lavagem de mãos e medidas de prevenção comunitária aumentam a proteção da população contra a covid-19”, detalha Lorena.

 

 

É sabido que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 pode ocorrer mesmo por pessoas assintomáticas ou que tenham poucos sintomas. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que todos utilizem a máscara, pois atuam como uma barreira física, evitando que gotículas de saliva se propaguem no ar. Mas também é muito importante saber usar, manusear e higienizar as máscaras de tecido.

 

 

Nas farmácias, a população pode contar, principalmente, com a orientação de um profissional farmacêutico, que deve, por lei, estar acessível ao paciente ou cliente sempre que o estabelecimento estiver aberto. O farmacêutico é um profissional da saúde habilitado para orientar a população sobre a correta lavagem das mãos, uso da máscara e como proceder diante dos primeiros sintomas de uma provável gripe ou suspeita de covid-19.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: