sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Faculdades são investigadas por suspeita de fraudar o resultado do Enade

POR Jornal Somos | 17/06/2019
Faculdades são investigadas por suspeita de fraudar o resultado do Enade
T

Três faculdades particulares do estado do Mato Grosso são investigadas pelo Inep por suspeitas de participarem de um esquema que fraudava o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Segundo reportagem do Fantástico do domingo (16), as instituições antecipavam a formatura de estudantes que tiravam notas baixas para que não participassem do exame.

 

As instituições investigadas são a Faculdade Cuiabá, a Faculdade Cândido Rondon e a Faculdade Desembargador Sávio Brandão. Todas elas são dirigidas por Maria Aparecida Enes Andrade.

 

As faculdades apressaram a formatura dos estudantes considerados mais fracos, que poderiam derrubar a nota média da turma. Alguns desses estavam em uma formatura realizada antes do Enade.

 

Há outras duas avaliações que compõem a nota de uma faculdade. Uma delas é o "Questionário do Estudante", preenchido pelos alunos, com informações sobre a instituição. Ele pode ser preenchido de qualquer lugar com acesso à internet. Mas os professores obrigavam os alunos a fazerem isso nos computadores da faculdade, para controlar as respostas dadas.

 

A outra forma de avaliação das faculdades é uma vistoria feita pelos profissionais do Inep, que visitam a instituição para analisar a estrutura, como laboratórios, bibliotecas e salas de aula.

Nas três faculdades em questão isso também era fraudado. Segundo as fontes da denúncia, eram disponibilizados sofás, frigobar, televisão, livros, computadores e sala interativa somente para essa inspeção. "De repente tinha tudo ido embora e não tinha mais nada", diz uma delas.

 

O objetivo do Enade é avaliar as instituições de ensino.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: