sexta-feira, 29 de março de 2024

Facção criminosa brasileira entra na lista de combate ao narcotráfico internacional dos EUA

POR | 16/12/2021
Facção criminosa brasileira entra na lista de combate ao narcotráfico internacional dos EUA

Imagem: Arquivo/Embaixada dos EUA no Brasil

N

Nesta quarta-feira (15/12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais. E pela primeira vez uma facção criminosa brasileira, o Primeiro Comando da Capital (PCC), está entre os alvos de suas sanções, segundo informou a Embaixada dos EUA no Brasil, Brasília.

 

 

De acordo com o documento publicado, o Departamento do Tesouro dos EUA designou 10 indivíduos e 15 entidades em quatro países que, segundo os americanos, estão envolvidos ou tentando se envolver em atividades ou transações que contribuíram ou representam risco de contribuir materialmente para a "proliferação internacional de drogas ilícitas ou seus meios de produção".

 

"O PCC, uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo, foi a entidade brasileira designada nesta ação. O PCC está envolvido principalmente no tráfico de drogas, mas também em lavagem de dinheiro, extorsão, assassinato por aluguel e cobrança de dívidas de drogas. Também atua fora do Brasil em toda a América do Sul e sua presença e rede financeira chega aos EUA, Europa, África e Ásia", justificou o governo americano, em nota.

 

 

Desta forma, os bens e interesses em propriedade dos que aparecem na lista norte-americana serão bloqueados e reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) americano.  Além disso, também serão bloqueadas todas as entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, em 50% ou mais de um ou mais daqueles que aparecem citados no documento.

 

 

Ao lado do PCC aparecem grupos criminosos mexicanos, como o Cartel de Sinaloa, os Zetas e o Cartel de Juárez, e também a organização colombiana também envolvida com narcotráfico, o Clã do Golfo.

 

 

 (Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: