sábado, 20 de abril de 2024

Fabricantes de vacinas contra a Covid-19 afirmam que não venderão doses ao setor privado

POR Ana Carolina Morais | 08/04/2021
Fabricantes de vacinas contra a Covid-19 afirmam que não venderão doses ao setor privado

Reprodução / Exame

A

As farmacêuticas Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Fiocruz e Instituto Butantan, fabricantes de vacinas contra a Covid-19, afirmaram, nesta quarta-feira (7), por meio de notas enviadas ao jornal O Estado de S. Paulo, que não venderão doses de imunizantes ao setor privado, pois irão priorizar a entrega dos antígenos ao governo federal.

 

 

A afirmativa veio em resposta ao Projeto de Lei, em votação pelo Congresso brasileiro, que deverá autorizar a compra de vacinas por empresas, com o objetivo de que estas imunizem seus funcionários. A votação da medida foi iniciada na terça-feira (6) na Câmara dos Deputados, onde o texto principal foi aprovado, e finalizada nesta quarta (7), com a rejeição de todos os destaques, seguindo, agora, ao Senado Federal.

 

 

A Pfizer, parceira da BioNTech, em sua justificativa, informou que trabalhará com os governos de todo o mundo no enfrentamento à pandemia “como parte dos programas nacionais de imunização”, e que por isso não possui meios de “dar andamento a uma negociação de fornecimento para empresas privada”.

 

 

Na nota da Janssen, empresa da Johnson & Johnson, foi explicado que “neste momento, o fornecimento será exclusivo para o governo federal, por meio do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19” e que “não autoriza nenhuma pessoa física ou empresa a negociar em nome da Janssen com qualquer ente público ou privado”.

 

 

Os brasileiros Instituto Butantan, produtor da CoronaVac, imunizante da empresa chinesa Sinovac, se pronunciou informando que “trabalha para atender à demanda da rede pública de saúde”, enquanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca, revelou que sua produção própria é integralmente destinada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

 

 

Por sua vez, apesar de possuir a Fiocruz como representante brasileira, a AstraZeneca se manifestou separadamente, assegurando que “todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo (…), não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado ou para governos municipais e estaduais do Brasil”.

 

 

(Com informações do Jornal Opção e do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: