sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Expansão do biogás na matriz energética brasileira é tema de reunião

POR Jornal Somos | 26/02/2019
Expansão do biogás na matriz energética brasileira é tema de reunião

Ministério da Agricultura

E

Estratégias para expansão do biogás na matriz energética brasileira foi tema da reunião da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com diretores da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), nesta segunda-feira (25). O objetivo é o desenvolvimento do setor de forma competitiva. A ministra manifestou apoio à iniciativa, já que o biogás é uma fonte de energia renovável de grande potencial no Brasil, por sua importância para a redução dos gases que causam o efeito estufa.

 

O segmento do biogás cresceu de forma rápida no país, nos últimos anos, e tem sido importante fonte de renda da atividade agropecuária, além de alternativa para a energia elétrica, cujo custo tem aumentado continuamente. O presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, disse que o setor não precisa de subsídios e, sim, de incentivos. Ele pediu o apoio da ministra para a elaboração de uma política de financiamento estruturado para o biogás, dentro do conceito do RenovaBio de redução de emissões. Para Gardemann, inovar é a solução, e o biogás é o caminho para isso.

 

A avaliação no ministério é de que essa fonte energética é excelente alternativa para o agricultor agregar renda a sua atividade produtiva, fornecendo um insumo tão importante, como a energia, hoje cada vez mais escassa. Os representantes do setor propuseram criar um leilão específico de energia para o segmento de biogás e reivindicaram recursos do Plano Safra para financiar o segmento. As demandas serão estudadas pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa. Também será debatida a questão do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar na Amazônia.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: