terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Exigência de prova de vida para servidores inativos retorna hoje (1º)

POR Ana Carolina Morais | 01/07/2021
Exigência de prova de vida para servidores inativos retorna hoje (1º)

Divulgação / Governo Federal

A

A exigência da prova de vida aos servidores inativos do Poder Executivo que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social, retorna a partir de hoje, quinta-feira (1º). Sendo assim, estes aposentados e pensionistas devem voltar a fazer a prova para não terem seus benefícios cortados. A imposição havia sido suspensa em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, e agora, na maioria dos casos, deverá ser cumprida até o dia 30 de setembro.

 

 

Essa obrigatoriedade, além dos servidores inativos do Executivo, também é válida para os anistiados políticos civis. O escalonamento do calendário foi realizado em conformidade ao mês de nascimento. Os nascidos de janeiro a julho, por exemplo, possuem até 30 de setembro como prazo para a prova de vida de 2020 e 2021, enquanto os que nasceram nos meses seguintes seguirão um cronograma diferente para a prova de cada ano, seguindo a tabela abaixo:

 

 

 

 

A realização da prova de vida deverá ser na agência bancária onde o pensionista, o servidor inativo ou o anistiado político recebe o pagamento, sendo possível fazer também, a depender da instituição, por meio dos canais digitais, como caixas eletrônicos e aplicativos móveis.

 

 

Aqueles que não efetuarem a comprovação de vida até o fim deste mês receberá uma notificação até o dia 10 de agosto para fazê-la em 30 dias a partir da comunicação. Apesar disso, o Ministério da Economia informou que para a maior parte dos casos o período máximo está definido para 30 de setembro. O procedimento da prova de vida ocorre uma vez ao ano, no mês do aniversário do beneficiado.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: