sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Exame toxicológico de motoristas C, D e E tem prazo de regularização prorrogado

POR Ana Carolina Morais | 29/04/2021
Exame toxicológico de motoristas C, D e E tem prazo de regularização prorrogado

Reprodução / Exame Toxicológico

O

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou os prazos finais para a realização de exame toxicológico para os motoristas profissionais das categorias C, D e E. A regra anterior estabelecida que aqueles com exame vencido antes do dia 12 de abril deveriam fazer a renovação até 12 de maio de 2021. Entretanto, devido a pandemia de Covid-19, novos prazos foram estabelecidos de forma escalonada durante este ano.

 

 

Os motoristas que possuem CNH de validade entre março e junho de 2021, por exemplo, terão até 30 de junho para realizar o exame. Já aqueles com a validade de julho a dezembro de 2021, o prazo para o exame será até 31 de julho. Em sequência, os motoristas com vencimento de janeiro a junho de 2022 terão até 31 de agosto de 2021 para efetuar o exame, e assim por diante, conforme a tabela abaixo:

 

 

 

 

A validade do exame toxicológico é de 2 anos e 6 meses para estes motoristas das categorias C, D e E que possuem idade abaixo de 70 anos. Sendo assim, aqueles que tiverem a CNH vencida a partir do mês de maio do ano de 2024 terão a data de validade do exame encerrada a partir de janeiro de 2022. Ou seja, o motorista terá até 30 dias depois do prazo de vencimento do exame para realizar a renovação.

 

 

Dirigir sem possuir o toxicológico obrigatório gera autuação por infração gravíssima com o valor da multa multiplicada por 5 (R$ 1.467,35), existindo, ainda, a possibilidade de ter o direito de dirigir suspenso por 3 meses, conforme estabelecido pelo art. 165-b do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) atualizou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito de modo a facilitar, aos condutores profissionais, o acompanhamento da validade de seus exames toxicológicos. Além disso, é possível tirar dúvidas por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), no e-mail apoiovaptvupt@detran.go.gov.br ou no telefone 154 (região metropolitana) ou 3269 8800/8899 (outras localidades), de 7h às 19h de segunda a sexta-feira.

 

 

(Com informações do Auto Esporte e Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: