terça-feira, 23 de abril de 2024

Ex-ministro da Educação dispara arma de fogo acidentalmente em aeroporto de Brasília

POR Ana Carolina Morais | 26/04/2022
Ex-ministro da Educação dispara arma de fogo acidentalmente em aeroporto de Brasília

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que disparou acidentalmente uma arma de fogo enquanto estava no balcão de uma companhia aérea, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Uma funcionária de outra cia de aviação que estava no guichê ao lado foi atingida por estilhaços, mas não se feriu com gravidade.

 

 

Milton confirmou a ocorrência deste fato em depoimento à Superintendência da Polícia Federal, nesta segunda-feira (25). Ele contou que foi abrir sua pasta de documentos e pegou a arma para separá-la do carregador ali dentro, quando aconteceu o disparo. Segundo o ex-ministro, ele havia tentado tirar as munições dentro a pasta por medo de expor a arma publicamente no guichê da companhia aérea.

 

 

“Como havia outros objetos dentro da pasta, o local ficou pequeno para manusear a arma (...) O projétil atravessou o coldre e a pasta e se espalhou pelo chão”, justificou o ex-ministro. Segundo informado pelo advogado de Milton Ribeiro em nota (leia na íntegra ao final da matéria), a Polícia Federal já fez a devolução do armamento.

 

 

Segundo resolução a Resolução nº 461/2018 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só podem embarcar em aeronaves portando arma de fogo aqueles que são agentes públicos que possuem porte de arma devido ao seu ofício, ou então policiais federais na ativa, e mesmo com essas permissões, o embarque ainda é restrito em certas ocasiões, onde se torna obrigatória a comprovação da necessidade do porte da arma.

 

 

Até o momento, ainda não ficou claro se o ex-ministro iria fazer o embarque com a arma na cabine ou se ele iria despachá-la na mala. Também não ficou esclarecido se ele possuía autorização da PF para tanto. Apesar disso, a Resolução n° 461 especifica que “o descarregamento das armas de fogo despachadas é de responsabilidade do passageiro e deve ocorrer previamente à chegada ao aeródromo ou no aeródromo, em local disponibilizado pelo operador de aeródromo”. No caso, Milton tentou descarregar a arma dentro de sua própria pasta, por medo de expor o objeto publicamente.

 

 

Leia na íntegra a nota da defesa do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro:

 

“A arma já foi devolvida pelo delegado da Polícia Federal ao ex-ministro Milton Ribeiro porque prevaleceu o entendimento de que tudo não passou de um acidente provocado por um cuidado excessivo de não tirar a arma de dentro do bolso em público, a fim de não expor nem constranger as pessoas presentes —e também devido ao zelo de não circular com sua arma carregada.

 

Trata-se de um incidente passado, que não afetou ninguém e que ocorreu enquanto ele deixava seu apartamento funcional, em Brasília, durante processo de mudança para São Paulo”.

 

 

(Com informações do UOL)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: