sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudo sobre eficácia da CoronaVac gera alerta sobre a necessidade de revacinação de idosos acima de 80 anos ainda esse ano

POR Jornal Somos | 29/05/2021
Estudo sobre eficácia da CoronaVac gera alerta sobre a necessidade de revacinação de idosos acima de 80 anos ainda esse ano

Rawpixel

U

Uma pesquisa sobre a eficácia da CoronaVac gerou alerta sobre a necessidade de revacinar idosos acima de 80 anos ainda em 2021. De acordo com o estudo, a taxa de proteção do imunizante cai conforme a idade do paciente. Em pessoas com idade entre 70 e 74 anos, a eficácia da vacina está em 61,8%. A porcentagem cai ainda mais no grupo entre 75 e 79 anos, chegando a 48,9%, em idosos acima de 80 anos o número chega a apenas 28%.

 

 

O indicador encontrado foi considerado superior ou semelhante à eficácia verificada durante os estudos clínicos da vacina no Brasil, que é de 50,7%, no entanto há uma queda acentuada nos octogenários que liga o sinal de alerta para esta faixa etária. Segundo alguns especialistas, ainda é muito cedo para pensar em revacinação desse grupo, já que os dados da pesquisam não abordaram a proteção contra internações e óbitos.

 

 

Para dos responsáveis pelo estudo e infectologista da Fiocruz, Julio Croda, a aplicação de doses de reforço, e até mesmo calendários de revacinação ocorre ainda este ano. No entanto ele ressalta que apesar da eficiência nesta faixa etária, o CoronaVac deve continuar sendo utilizado no programa de vacinação, pois apresenta números superiores em outros grupos da população. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 4,2 milhões de idosos acima de 80 anos já receberam pelo menos uma dose contra a covid-19.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: